A Great Center of Experiences

segunda-feira, outubro 09, 2006

Ossos do ofício de um DJ iniciante

O homem que música em si mesmo não traz, nem se comove ante a harmonia de agradável toada, é inclinado tão-só a traições, e a roubos, e a todo estratagema. De um homem assim desconfiai sempre. (Shakespeare)

Ser DJ é bacana, divertido. Será? No começo (todo começo é uma merda) esta pobre alma sofre, e muito leitor. Apresenta-se em festinhas, aniversários de amigos, casamentos, velórios, festa da sogra, do parente, o diabo. Tudo bem, há exceções, vá lá. A peste é quando os selvagens destas algazarras começam a dar palpite na playlist do disc jockey.

Tocar para um público alvo (?) inculto e escravizado pelos jabás das rádios e TVs é, dentre outras expressões, um chute no saco. Os ouvintes -- entendedores-de-porra-nenhuma -- jamais perceberão (depois deste texto, sim) que cada DJ tem seu estilo pré-definido, tem um modo e uma forma de tocar. Advêm da ignorância musical supra, pedidos (gritos) de toca “funk”, “axé”, “forró”, “hip-hop” (eca) etc., num set, como é o meu caso, que encontra-se a milhas, a léguas disso.

Quando vão descobrir que numa playlist “electro-indie-rock” aberrações como àquelas são, peremptoriamente, um disparate aos ouvidos, e, por que não, a inteligência?

Esclarecimento

O texto é uma resposta a uma meia-dúzia de EMOs, Palpiteiros e Chicleteiros que estavam na Double Fest Week, que rolou em Vitória, ES, sábado passado. Burrices à parte, recomendo aos carnavalescos ad eternum que, ante a própria ignorância intelectual, venham debater sobre música com este Editor-DJ, só depois de ler e estudar uns cinco meses da história da música. Só assim posso relevar alguma coisa dita por este, como dizer?, Douto pentelho, que crê e acredita que o mundo instrumental gira em torno de axé, forró e funk brasileiro.

Tá compreendido!?

Ouvindo The Bravery. Ouça aí:


12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Sem comentarios... *rs* porem comentando, esta certissimo os dizeres do texto, se não gosta do set sai da pista... Palpiteiros de plantão so dão palpite errado...

é isso ai, essa nova eu não sabia... DJ... se for pelo gosto musical, diga-se de passagem que deve tocar muito...

abraço

2:44 PM

 
Anonymous Anônimo said...

bom, fico admirada de ler a postagem de hj!!! se tanto reclama da festinha de sabado, pq dançou ao som de todos esses ritmos que aqui critica....se me recordo bem, a musica que a mim dedicou estava entre esses ritmos "incultos" (alias, e que letra de forro, adoreiiii).....bommm, nada mais tenho a comentar....somente que gosto é gosto....beijocas
ps: vai dizer que nao gostou de ver a mulherada de saia descendo ate o chao chao chao, chao chao chao, chao chao...huahuahauhaua

Adriana Martinelli

7:10 PM

 
Anonymous Anônimo said...

puxa saco esse ai de cima hein?!!!
faço das palavras da drika as minhas, alias, uma explicação, não são as musicas e suas letras q divertem, mas como as pessoas as dançam, compreende? adoro suas musicas, mas as vezes outros estilos são necessários, por ex: forro pra dançar agarradinho; funk pra mulherada descer até o chão...
faz parte da cervejada!!!
vai dizer q vc tb não se divertiu com todos esse ritmos, pelo menos riu da galera dançando, ah, é há comentários de suas dancinhas tb q eu sei, tah?! rsrs...
bjoks..Dani.

7:28 PM

 
Blogger Vin Dorian said...

Drika,

Entre o verbo "gostar" e "dançar" há uma diferença abissal. Outra: Só estando sob o efeito do álcool para tolerar estas macaquices brasileiras.

Dani, (linda!)

"Agarradinho" é bom. Melhor ainda com um morena como você. Mas lugar de "agarradinho" é no motel. Lá, sim, as coisas funcionam.

Okey?!

10:24 PM

 
Anonymous Anônimo said...

nossssssssssa,
sem comentarios!!!

7:15 AM

 
Blogger Vin Dorian said...

Poxa, o que vão dizer agora? Que estou sendo lascivo? Pô, não se pode dizer nada que já desdizem ou interpretam como querem, e não como deveria ser...

11:26 AM

 
Anonymous Anônimo said...

meu querido, o bom DJ é aquele que toca o que o publico gosta, que olha pra pista e ve as pessoas dançando e se divertindo, não aquele que tenta impor o seu gosto musical aos outros. vc nao pode querer tocar musica eletronica numa quadra de escola de samba e da mesma forma, nao pode tocar pagode numa rave e querer ser bem sucedido. o importante e a satisfação do publico e nao a satisfação pessoal do DJ.

TO MENTINDO? FALO MERMO Aê!!!

OBS: PARA COM ESSA MANIA DE MANDAR RECADINHOS MAL CRIADOS PRAS PESSOAS PORRA! RS RS RS

6:37 PM

 
Blogger Vin Dorian said...

DJ Lelê, vc tem razão, mas meia-razão. Para constestar sua lógica, vou me utilizar do argumento de autoridade (ad auditores), que, se não me falha a memória, é de Abraham Lincoln: "Não posso lhe dar a receita do sucesso; mas a do fracasso é querer agradar a todos."

Portanto, sinto muito em não agradar a todos, mas a verdade é a seguinte: os ouvidos dos brasileiros estão a anos-luz da evolução da música mundial. Desde que me entendo por gente, só se houve axé, funk, forró, rock de quinta e mais uma monte de melecas musicais.

Quanto aos "recadinhos mal-criados", me retrato: eles foram direcionados a uns dois ou três babacas que tentaram, em vão, tirar onda com as girls às custas deste DJ. Para eles, eu digo: Senhores, enfiem seus miolos na privada e dêem descarga...

Quanto a vocês, meus brothers de coração, lapido no bronze: eu os amo!

Tá compreendido?!

7:42 PM

 
Anonymous Anônimo said...

vcs sao muito engraçados!
rsrs
amo todos vcs tb, ta?
bjunda!
drika :0)
vulgo neuzao...hahaha...essa foi pra vc lele

7:44 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Puxa saco???
*rs*
Eu mereço.
É que ainda me encontro em tal grau de instrução tão baixo, que não consigo lapidar o que se passa nas músicas do tipo supra citadas (Axé, Funk, etc...) É que ainda não consegui compreender o que elas dizem. Mas um dia estarei evoluido ao ponto de admira-las.
Mas por enquanto, me desculpem, eu não estava na festinha citada, mas se estivesse, aposte, como ja fiz em tantas outras, simplesmente saio à francesa quando a sonoridade começa a pertubar meus queridos amigos: ouvido.
Nem pra dançar serve.

10:36 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Para o puxa saco aí de cima


Pessoas que saem a francesa, o fazem pq têem medo de descobrir que nao farão falta nenhuma ao se despedirem dos outros.

6:48 PM

 
Anonymous Anônimo said...

huahuahuahua
eta blog badalado
to me divertindo
que tema mais polemico, hein
bjo
drika :0)

1:39 PM

 

Postar um comentário

<< Home